quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PONTO FACULTATIVO

Decretado Ponto Facultativo em 11/ 10, vide D.O. de hoje, 06/10, página 1.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - UFRJ

ACESSEM OS LINKS

http://f1.grp.yahoofs.com/v1/gA2tTDEA9qIL42mYDfuxMSvuD03zeSedKl2NWXKTlfmLxa2EYP7cKo9e3qzpLMiQkby2DvNAB2XnbT8_GiRgzhgShuoSA6ofQUUo/Edital%20CESPEB%20EJA2011-sele%80%A0%A6%E7%E3o%20de%20alunos.pdf

http://f1.grp.yahoofs.com/v1/gA2tTJUeTz8L42mYOhpyZgYM4uSDPSdVn2IJiHGVEP5n5FnZXOVJKWsscAeeg3Krpfbn8lx_8mNdCByaWI3c60lNhaegkLnWHSZe/Ficha%20de%20Inscri%80%A0%A6%E7%E3o%202011.pdf

BJS,
TERESA

ENQUADRAMENTO

Publicado enquadramento nos D.Os de ontem, 05/10 e de hoje, 06/10. Acompanhem!

PDE - PARCELA COMPLEMENTAR

Dia 20 de outubro prazo final para o acerto e envio do PDE (Parcela Complementar)Teresa Giarolla

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Professores com bom desempenho levarão bônus

Sérgio Cabral anuncia que Plano de Metas da Educação sairá até dezembro
Rio - O Rio terá um Plano de Metas da Educação até dezembro e, ano que vem, os professores estaduais serão remunerados com bônus de acordo com marcas de desempenho definidas para cada escola. O anúncio, feito ontem pelo governador reeleito Sérgio Cabral Filho, foi antecipado em entrevista a O DIA no mês passado.
Está sendo preparado também modelo de gestão em que profissionais que atuam nas principais especialidades médicas — e têm a maior carência de mão de obra na rede — terão tratamento e remuneração diferenciados do restante.
Os programas em estudo para as áreas estratégicas do estado, em parceria com especialistas em gestão pública, são as primeiras ações com o objetivo reverter a defasagem de aprendizagem na rede estadual de ensino e de profissionais na Saúde. Segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado este ano pelo Ministério da Educação, o Rio só não foi pior do que o Piauí — ficou em penúltimo no país.
Todos os professores da rede estadual poderão concorrer a bônus, que serão vinculados aos índices de desempenho da unidade escolar e demais metas. Segundo a Secretaria de Educação, as disciplinas com maior carência de professor são Física, Química, Matemática e Filosofia.

O modelo para Educação seguirá o plano de metas elaborado para os servidores da área de Segurança, em que delegacias e batalhões têm que reduzir os índices de violência da região para receberem gratificações. Quanto maior a queda nas ocorrências, maior é o bônus. Mês passado, 18 mil policiais receberam até R$ 1.500 por atingir as metas de redução de crimes estabelecidas.
“Nós estamos concluindo um plano de metas, à semelhança do que fizemos na Polícia e na Receita Estadual. Basicamente vincular os índices, porque você tem que medir. Isso nós vamos pactuar com os professores como fizemos com a polícia e vamos remunerar aquele professor, aquelas escolas que avançarem num determinado patamar”, explicou Cabral.

O Plano de Metas será apresentado ao Palácio Guanabara dentro de duas semanas. A ideia é que o programa seja regulamentado a tempo do início do ano letivo de 2011.
Concursos para 2011 têm 5.869 vagas

A Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão confirmou ontem que o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2011, enviado para votação na Assembleia Legislativa, garante 5.869 novas vagas que serão preenchidas por concurso público. Do total, 2.300 são para a Educação. Inicialmente as chances serão para professor de Religião, orientador e supervisor educacional.
Segundo a secretaria, a oferta de vagas pode ser ampliada no próximo ano, caso haja necessidade de aumentar o quadro de pessoal em áreas estratégicas. De acordo com o secretário de Planejamento, Sérgio Ruy Barbosa, a principal contratação nos próximos anos será para Segurança Pública e Educação, além de carreiras como gestor público.

O concurso para a Polícia Militar, com novas 4 mil oportunidades, está confirmado, apesar de não constar no quadro. Sérgio Ruy explicou que a autorização já está prevista no orçamento deste ano.

A Faetec também terá o quadro de servidor ampliado. A previsão é que sejam abertas 940 vagas. O terceiro maior volume de contratação será na Administração Penitenciária, com 650 vagas para inspetor.

Os primeiros concursos devem ocorrer nos próximos meses. Contudo, a contratação dos aprovados só pode acontecer a partir de março de 2011, por causa da Lei Eleitoral. Nos últimos quatro anos, o governo do estado abriu concurso público para o preenchimento de 57.474 vagas.
Para a Copa de 2014, metrô só estará pronto até a Gávea
O segundo mandato só começa em janeiro de 2011, mas as cobranças das promessas feitas durante a campanha já estão a todo vapor. Questionado sobre as obras de ampliação do metrô, o governador Sérgio Cabral falou sobre a implantação das linhas 3 e 4.

“Na Linha 4 nós já estamos tocando as obras. O estudo do trecho está sendo traçado da General Osório até a Gávea. Até a Copa, este trecho estará pronto. Não sei se a ligação da Nossa Senhora da Paz até a Gávea estará pronta nesse prazo. Mas aí é um trecho mais curto que você complementa até ficar pronto com um ‘transfer’ feito pelo próprio metrô”, destacou.
“Quanto à Linha 3, o presidente Lula colocou o dinheiro, mas o TCU (Tribunal de Contas da União) não havia liberado a obra por causa de uma prestação de contas do governo da Rosinha Garotinho. Mas, cerca de R$ 90 milhões já estão disponíveis e garantem mais de oito meses de obra”, concluiu.
Saúde fica, Educação é dúvida
Um dia após ser reeleito, Sérgio Cabral confirmou a permanência, na Secretaria de Saúde, de Sérgio Côrtes, a quem classificou como o “melhor secretário de Saúde do Brasil”.

“Mudamos a gestão mas, infelizmente, temos alguns desafios com recursos humanos. Os maiores são em algumas especialidades médicas. Sofremos muito com a falta de pediatras, que é uma escassez brasileira”, avalia Cabral, rejeitando que a área tenha sido um fracasso.

Sobre a permanência da secretária de Educação, Tereza Porto, o governador indicou que é possível substituição. “Vamos ter que avaliar com muita tranquilidade, com muita calma. É um momento de analisar a política de Educação como um todo”.

Na campanha, Cabral já havia confirmado a continuidade de José Mariano Beltrame (Segurança), Wilson Carlos (Governo) e Régis Fichtner (Casa Civil).

Fonte: O DIA on-line - 05.10.2010