quinta-feira, 22 de julho de 2010

REUNIÃO PARA OS OGS NA SEEDUC EM 15 DE JULHO

CONFERÊNCIA DO DIA 22 DE JULHO

A INFLUÊNCIA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Em Portugal, para se ingressar na carreira de professor tem que ter mestrado.
Existem diferentes grupos de pais de alunos.
Conjuntos diferenciados de professores.
Construir consensos, fica difícil devido às diferenças.
A Educação é um espaço de valor.
O ensino privado impõe.
O ensino público é o lugar de direito às diferenças.
O Contrato Educacional tem que ter uma continuidade através de uma política educacional.
Fatores que interferem na aprendizagem: Técnicos e Científicos / Avaliação.
Trabalhar apenas as disciplinas essenciais???
Currículo Nacional???
PCN - competências mínimas.
Avaliação é um instrumento de controle sob a ação das escolas e dos professores.
Conservadores / Liberais
Induz efeitos de competitividade.
Emergência da Avaliocracia. Não sendo nova a questão da contribuição da avaliação para a decisão política, esta relação ressurge revogada nas últimas décadas. No debate público tornam-se assíduas as questões da qualidade educacional e as consequências do comparativismo internacional baseado em indicadores.

Avaliação dos Alunos
Avaliação dos Professores
Avaliação da Escola

Avaliação dos professores em relação à base dos alunos?
Pagamentos na base de mérito?
Os professores tem uma importância decisiva na base dos alunos , mas não é o principal fator explicativo do processo do aluno.
Relação simplista desprofissionaliza os professores
Um professor intelectual tem uma relação crítica em relação ao mundo.
A parte do conhecimento que os conservadores apoiaram foi a Didática.
Avaliação externa das escolas.
Os professores são chamados a produzir evidências daquilo que é feito.
É com base nos dados que o governo monta estratégias.
Um Olhar sob a Educação.
Há um interesse de que a educação se transforme em um bem privado com a lei da oferta e da procura.
O paradoxo do ensino superior em relação à autonomia.
Está retirando-se a capacidade nacional do ensino superior.
As influências da avaliação sobre o ensino / aprendizagem podem ser muito distintas e contaditórias , dependendo da modalidade ou modalidades de avaliações praticadas.
Os professores não podem viver sozinhos, tem que compartilhar suas angústias educacionais com os demais.
Que formas de avaliação podem favorecer um compromisso maior com a aprendizagem e ao mesmo tempo, dignificar mais o professor como profissional.
Profissionalismo docente e avaliação.
Saber especializado.
Autonomia profissional.
Proponho:
*O retorno da avaliação formativa como prática emancipatória.
*Repor a confiança social na escola e a dignidade e valorização do professor.

Almerindo Afonso ( Portugal)

QUAL A TUA OBRA? INQUIETAÇÕES PROPOSITIVAS SOBRE GESTÃO, LIDERANÇA E ÉTICA

Qual é a nossa obra?
E o futuro?
Os alunos de hoje não são mais o mesmo, sendo assim, não podemos ministrar aulas do mesmo jeito.
Nossa obra é o futuro.
Cada 100 docentes o Brasil, 93 são mulheres, a maioria com dupla jornada e os afazeres de casa. Mulheres engravidam. Quem substitui a licença da gestante?
Precisa coragem para que a obra pedagógica seja honrada.
Coragem não é ausência de medo é a capacidade de enfrentar o medo. Uma pessoa que não tem medo é inconsequente. Medo é diferente de pânico. O pânico te deixa mobilizado. O medo você enfrenta. O pânico é irracional.
Não nascemos prontos...
Audácia é diferente de aventura, pois é iniciativa.
Ser audacioso é colocar a coragem em ação.
Falar com Deus é a área de psicologia. Deus falando com você é a área da psiquiatria.
Professores novos, afastem-se de professores velhos, aproximem-se de profesores idosos que sabem que não estão prontos. Os professores velhos tem obra medíocre.
O pessimista é um desistente.
Só se participa de uma jornada quando sabe que precisa de conhecimentos para acrescentar à sua obra do futuro.
A pergunta é sinal de inteligência.
A sabedoria está operada na humildade.
Só será um bom ensinante quem for um bom aprendente.
A escola é o conhecimento.
Ter esperança é ir atrás e não desistir.
Viver em paz para morrer em paz.
Se você não existisse, que falta faria?
Gente muito grande sabe que é pequena, cresce. Gente muito pequena, sabe que é grande e deixa de crescer.
A vida é muito curta para ser pequena.
A rotina não pode virar monotonia.
Conheço muitos que não puderam quando deviam, porque não quiseram quando podiam.
A tragédia não é quando um homem morre. A tragédia é aquilo que morre dentro do homem quando ele está vivo.
Mario Sergio Cortella (SP)

PROFESSORES COMPETENTES E A ESCOLA DE QUALIDADE

Evidentemente.
Em educação tudo que é evidente...mente!
Contracorrente do que se diz , do que se pensa e muito penso.
Na educação refletimos pouco.
Tudo o que vivemos hoje é um produto da evolução pedagógica ( escola nova) século XX.
O que falta à criança na sociedade e na família?
Uma escola que não faz o mesmo que a sociedade, mas o que não tem na sociedade.
Princípio do século XXI.
Educação nova.
Como se definem os professores competentes no princípio do século XX.
1º- criança no centro das preocupações sociais ( tem comportamento próprio).
2º- escola ativa
3º- autonomia dos educandos ( questão central da educação)
4º- educação integral.

A criança se educa de vários pontos de vista( emocional, físico, afetivo, psicomotor, intelectual)
Não é uma mera transmissão do conhecimento.
Patrimônio pedagógico do século XX.
Identidade dos professores.
Nova Revolução
4 deslocamentos
De uma sociedade rural para uma sociedade urbana.
Aora é preciso criar primeiro as condições para que a escola possa funcionar. Todos na escola.
"Há alunos administrativamente inscritos na escola mas que nunca nela entraram..."
É difícil fazer escola em sociedade que não acreditam no progresso. Mobilidade Social.
E o futuro da sociedade???
A nova educação
Criança no centro . A criança atualmente está no centro de tudo, é preciso que coloquem o conhecimento no centro.
Inclusão - se não houver aprendizagem não há a pedagogia, serve para que as crianças trabalhem mais e melhor.
Ensinar os que não querem aprender.
Batalhar pela aprendizagem de todos.
A escola é feita para diferenciar e não para excluir , no sentido de inserir alguns e excluir outros.
Escola ativa para escola reflexiva.
Passar do jogo ao trabalho.
"O difícil é conduzir os homens a agradarem-se no fim, com aquilo que no princípio não lhes agradava nada". (Alain)
Missão: conseguir que no fim as crianças gostem do que no início não gostava e adquiram o conhecimento da cultura.
Instaurar uma escola reflexiva com uma ideia de educação.
Autonomia dos educados: diálogo / diversidade
Diversidade: está no coração da profissão do professor.

"A autoridade que exercemos sobre a criança tem por fim ,conduzi-la à liberdade."(Kant)
" O diálogo não é sobre tudo, é sobre nada."(Appadurai)
Instaurar regras do diálogo e da diversidade nas escolas.
Educação Integral= espaço público da educação.
A escola o que é da escola. A sociedade o que é da sociedade. Contra o transbordamento da escola. Parece que as reformas servem para por em cima dos ombros dos professores o que se retira dos ombros dos alunos e das famílias.
Escola de qualidade hoje; Conhecimento no centro; Escolas reflexivas; Diálogo , diversidade; Espaço público da educação.
A revolução da educação será através do regresso ds professores.
Nada substitui um bom professor.
As tecnologias são poderosas , aliadas ao desenvolvimento da educação, mas só investindo nos professores que chegarem à uma educação de qualidade.
Um contrato que permita atrair os melhores para a profissão.
Ser professor é hoje muito mais complexo do que no passado, mas é muito mais apaixonante.
É a mais impossível de todas as profissões.
António Nóvoa (Portugal)

A ARTE DE CONVIVER E DO APRENDER: " O CAMINHO DO CONHECIMENTO".

DNA
Como é que vocês está lidando com você mesmo?
Epigenética- capacidade de adaptação.
"O melhor resultado é o que cada um faz o melhor para si".
Teoria dos jogos da vida.
Fazer o que é melhor para todos.
O grande desafio é o de estimular experiências e não preconceitos.
O adulto vai tornando-se prisioneiro de seus hábitos.
Não tente ser feliz, seja.
Não existe erros, só existe resultados.
Crie novas atitudes para criar novas ralidades.
Aprendizado / Conhecimento
Estímlos sensoriais, informações, exercícios, etc...
Aprendizado consciente
Necessidade do aprendizado: sustentabilidade e realidade.
A magia de compreender o outro.
Ser feliz ou ter razão?
Bom mesmo é ir à luta com determinação e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence àqueles que tem fé.
Eduardo Shinyashiki (SP)

quarta-feira, 21 de julho de 2010

7ª JORNADA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- DIA 21 DE JULHO

COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO, ARTICULAÇÃO E EXECUÇÃO

Colocar em ação novas habilidades, valores...
Saber SER em um mundo capitalista que valoriza o saber TER.
O amador ele precisa de orientações e auxílios constantes de como fazer.
O profissional tem um grau maior de atuonomia.
Autonomia em relação ao objeto do saber, o que não ocorria há 30 anos atrás, onde o trabalhador recebia ordens.
As tarefas e as situações do trabalho estão se alterando cada vez mais.
Formação de cidadãos autônomos, críticos que tenham condições de julgar, analisar, executar, com o perfil profissional do curso que está realizando.
Competências garantidas pela educação básica.
Conhecimento tecnológico e científico cada vez mais...
No Brasil temos mais de 10% de analfabetos e 50% de analfabetos funcionais.
A ignorância popular é a mãe de todo poder.
Sociedade bem informada , mas de ignorantes ,por não saber o que fazer com as informações.
É essencial a aprendizagem permanente.
Zelo pela aprendizagem dos alunos.
No conhecimento não basta ter informações, tem que estar na ação.Quem souber,faz.
O papel do professor é o de conduzir o aluno a aprender.
O 1º passo para aprender a aprender é APRENDER.
O ser humano tem que gerar o próprio conhecimento.
O conhecimento é operativo.
Migrar de escola auditório para escola laboratório.
A escola não é uma linha de montagem.
Clareza do PPP da escla ( missão).
Metodologias diversificadas.
Reflexão: Qual é a minha contribuição para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar.
Francisco Aparecido Cordão

PELO (RE)ENCANTAMENTO DA ESCOLA: ADMIRAÇÃO, CONFIANÇA E PRAZER NA APRENDIZAGEM

Os professores ensinam os alunos a escutar.
Falar não é a mesma coisa que dizer.
Ver é muito mais que olhar.
Como eu posso tentar mostrar uma pedagogia? ( aprender a aprender).
Virtudes e Valores ( trabalhar sempre na última aula do mês).
Separação dos grupos em sala de aula. Missão: Fazê-los pensar
É na escola que se pensa.
A alma da escola é a aula que se dá, contendo: conteúdo; inteligência ; competência; métodos e avaliação.
A direção que trabalha a aula.
Nova metodologia de sensibilidade.

Tenha cuidado com os sapatos novos
É danado para dar bolhas
Nada melhor que sapatos velhos
Suportar a dor, não.
Aprender a usá-los
Fazer do sapato novo, o velho
As coisas que aprendemos são como os sapatos novos que compramos.

Questionamento: Quanto vale um professor?

Celso Antunes

TRANSTORNO ESPECÍFICO DE APRENDIZAGEM E TRANSTORNOS DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Falar a mesma língua é essencial.
"É possível que todos aprendam, mas ainda não sabemos como ensinar a todos".
o cérebro representa um ponto indispensável, porém não é o único meio para a prendizagem.
Dificuldades ecolares = iceberg
Discalculia = transtornos de cálculos matemáticos.

Marcelo Gomes

METODOLOGIA X TECNOLOGIA: QUESTIONAMENTOS
E INOVAÇÕES PARA UMA NOVA ESCOLA

Motivar...
Aluno imagético ( por imagens)
Trabalhar com imagens, músicas, sons, integrando mídias.
Pedagogia de Projetos.
O aluno aprende do simples para o complexo.
O conhecimento se dá na forma de rede.
Conhecimento: Tecendo a rede.
O aluno não extrai , ele abastece.
Uma forma de usar o novo como novo
Mudar é fácil??? Medo de mudar...
A mudança faz o sujeito sair da "zona de confronto" e romper barreiras.
As crenças formam o modelo mental.
Nilbo Nogueira

terça-feira, 20 de julho de 2010

COORDENADORA TANIA JARDIM EM AÇÃO

RANKING DOS COLÉGIOS NO ENEM

REGIÃO NORTE FLUMINENSE II


6378º C E TOBIAS TOSTES MACHADO 549,13
6527º C E VISCONDE DE ARAUJO 547,85
7119º C E LUIZ REID 543,43
7123º C E JACINTHO XAVIER MARTINS 543,40
8334º C E IRENE MEIRELLES 534,97
8603º C E ROCHA LEAO 533,26
10770º C E BARRA DE SAO JOAO 519,95
12556º C E CASIMIRO DE ABREU 509,14
12943º CIEP 393 AROEIRA 506,48
12974º CIEP 257 JOAQUIM DO REGO BARROS 506,34
13934º COLEGIO ESTADUAL CINAMOMO 499,70
14152º C E JORNALISTA ALVARO BASTOS 498,07
14782º CES ESMERALDA DA COSTA PORTO 493,43
14909º C E MATIAS NETO 492,47
15944º CES PROF MARIA DIAS 483,31
16765º C E SANTA MARIA 473,75
16550º C E VISCONDE DE QUISSAMÃ 470,80
16070º C. E. THOMAZ GOMES 456,10
22619º C E RIO DOURADO
22620º CIEP 271 JOSE BONIFACIO TASSARA
22621º C E AGRICOLA REGO BARROS
22623º C E BOCAINA
22677º CES OTHON BARROSO DE CARVALHO
22678º C E DR TELIO BARRETO
22682º C E PROF VANILDE NATALINO MATTOS

TABELA DE PAGAMENTO

JULHO 03/08/2010
AGOSTO 02/09/2008
SETEMBRO 04/10/2010
OUTUBRO 03/11/2010
NOVEMBRO 02/12/2010
DEZEMBRO 04/01/2010

domingo, 18 de julho de 2010

REPETÊNCIA

Sérgio Costa Ribeiro, pesquisador do Laboratório Nacional de Computação Científica, ligado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), dissecou o que ele batizou como "pedagogia da repetência". Num estudo de 1991, ele escreveu que "essa prática está na própria origem da escola brasileira, com seu modelo de ensino de elite, em que o papel do professor era muito mais de preceptor da Educação orientada pela família do que um profissional autossuficiente do ponto de vista do processo de ensino e aprendizagem". E foi além. "As análises antropológicas até hoje realizadas mostram claramente que o sistema joga a culpa pelo fracasso escolar ora nos próprios alunos, ora nos pais, ora no sistema sociopolítico, raramente no despreparo dos professores, nas falhas de sua formação ou na organização escolar." Quase duas décadas depois, pouco (ou nada) mudou.

O campeão dos campeões
Em todo o planeta, não há nada igual aos índices de reprovação do Brasil. Para piorar, as taxas de algumas séries aumentaram nos últimos anos

O BRASIL É O PAÍS QUE MAIS REPROVA...
... E ESSE NÚMERO NÃO PRA DE CRESCER

Fonte: UNESCO
* Índice de reprovação na 8ª série no Brasil


Basicamente, há dois tipos de política pública no mundo sobre essa questão: ou pode reprovar ou não pode. Cada um deles tem nuances. Entre os que muitos países que permitem a reprovacão, Arábia Saudita, Portugal, Botsuana e Filipinas, não estabelecem nenhuma restrição à repetência nas escolas. O que muda é que em alguns casos essa decisão é tomada de forma centralizada (com base num exame nacional, por exemplo) ou descentralizada (escola por escola). Outros admitem "alguma repetência" no Ensino Fundamental. O caso mais conhecido é o de Hong Kong, em que os professores têm autonomia para reprovar "até 3% dos alunos por sala". Se têm 33 alunos na classe, eles podem reter um. Se acreditam que há mais estudantes que deveriam repetir de ano, os educadores precisam consultar uma comissão de colegas e delegados escolares, que avalia detalhadamente o trabalho do docente para ver se ele é parte do problema.

Já os que são contra a reprovação também se dividem em dois grandes blocos. O primeiro prevê a chamada progressão continuada em todas as séries do Ensino Fundamental. É o caso de Austrália, Coreia, Japão, Noruega, Suécia e outros países. E o segundo considera os anos iniciais como um ciclo de aprendizagem - e os anos finais mais próximos da estrutura "seriada" de ensino. No Chile, por exemplo, é possível reprovar a partir da 5ª série e, em Cingapura, a partir da 6ª.
"Há uma vasta literatura mostrando que expectativas, competência percebida e autoestima são fatores fundamentais no processo educacional. Convença um menino de que ele é incapaz e ele o será. Convença-o de que a Matemática ou a leitura estão além do seu alcance, e elas estarão. Reprove-o, sinalizando que sua única alternativa é a escolha entre trabalho braçal e diversos tipos de marginalidade, e ele, principalmente se é pobre e vive cercado de pessoas cujas vidas foram definidas dessa forma, acreditará."
Para superar esse gigantesco problema, precisamos dar pelo menos três passos: acreditar que todos podem aprender, avaliar constantemente o aluno e oferecer reforço durante o ano letivo para que ele progrida e implementar políticas de aceleração de aprendizagem que permitam aos alunos que estão atrasados a correção da distorção idade-série.
Antes de mais nada, é preciso acabar com a ideia de colocar o estudante como o culpado pelo fracasso escolar. A escola só existe para ensinar.
Fonte: www.ne.org.br

Grupo de Educação Fiscal lança Prêmio para educadores

Professores da rede estadual de ensino já podem se inscrever para o “III Prêmio Destaque em Educação Fiscal”, que vai eleger iniciativas e reconhecer trabalhos de qualidade e de aplicabilidade produzidos por educadores, jornalistas e demais segmentos da sociedade fluminense. O prazo de inscrição vai até 22 de outubro. A cerimônia de lançamento do prêmio foi nesta terça-feira, dia 13/07, no auditório do Ministério da Fazenda, no Rio de Janeiro.
Os projetos deverão abranger os temas Educação Fiscal e Combate à Pirataria e a Favor da Legalidade. Os três primeiros trabalhos selecionados farão parte de uma publicação que será distribuída, gratuitamente, nas escolas da rede pública, além de receber outros prêmios.
A iniciativa é do Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio de Janeiro - GEFE/RJ, formado por várias instituições, e faz parte do Programa de Educação Fiscal, criado em 2000, que tem a finalidade de fomentar a pesquisa, desenvolvimento e execução de projetos relativos às duas vertentes do Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF – Arrecadação e Controle Social. A coordenação ficará a cargo da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro.
O objetivo principal é estimular o comprometimento do cidadão, a partir de informações sobre os efeitos sociais causados à sociedade pela sonegação fiscal através de práticas nocivas como pirataria, ilegalidade, contrabando e falsificação, entre outras.
O regulamento e informações sobre como participar estão disponíveis nos endereços www.educacaofiscal.rj.gov.br ou www.ceperj.rj.gov.br. A premiação está prevista para 03 de dezembro, Dia Nacional de Combate à Pirataria.