O MEC está organizando uma força tarefa para análise da ParcelaComplementar . O período de realização será de 23 a 3 de setembro, então quantosmais planos enviarmos até esta data, melhor.
Precisamos de uma mobilização intensa dasescolas a fim de que enviem suas propostas de usos da parcela complementar omais rápido possível, pois as propostas aprovadas pelo MEC, serão imediatamenteencami nhadas para pagamento e executadas, caso não haja pendências junto aoFNDE.
Observamos que muitos dos planos que têm sido encaminhados para o Comitê,apresentam situações indevidas.
Solicitamos que revisem os planos de cada umade suas escolas , mesmo daquelas que jános enviaram e caso detectem algum erro, solicitem a devolução do plano para aescola.
Elaboramos um parecer único, baseado nas observações feitas namaioria dos planos já analisados e temos enviado às escolas sempre quedetectamos um erro; cremos que , ao lê-lo,vocês e as escolas poderãoanalisá -los e corrigi-los, antes de nos reenviar. As informações contidas nele são simples eespecíficas, como as que já foram passadas na reunião. Segue o parecer para quetenham conhecimento e já corrijam os planos que detectarem como equivocados, isso vai nos poupar tempo e energia.
Prezado Diretor e Equipe,
Estamos devolvendo a ParcelaComplementar para adequações, conforme orientações abaixo:
As aquisições, na descrição, devem estar coerentes com o objetivo,estraté gia, meta e ação.
Na descrição devem constar todas as informações detalhadas para que oavaliador, não tenha dúvida quanto à finalidade da aquisição, então éfundamental que haja a especificação dos itens em tipo, quantidade e a queturmas ou alunos serão destinados.
A descrição bem detalhada facilita a análise e aprovação.
Atenção aos seguintes pontos:
É possível:
- uso de até 50% do recurso de custeio co transporte ( especificar local,objetivo, turmas e nº de alunos)
- aquisição de equipamentos (copiadora, data show, impressora,ventilad or, computador, filmadora) desde que esteja coerente com a meta e açãoe informado o fim pedagógico daaquisição e não tenha sido adquirido com recurso da 1ª parcela do PDE e de queseja para uso na sala de leitura ou biblioteca.
- Aquisição de periódicos, desde que seja especificado o nome, tempo deassinatura.
- aquisição de KITs, desde que seja discriminado material e a atividadepedagó gica a ser desenvolvida.
- Papel ofício: desde que esteja coerente com a meta e ação einformado o fim pedagógico da aquisição
- Confecção de apostilas: desde que esteja coerente com a meta e ação einformado o fim pedagógico da aquisição,além de nº de cópias.
Não é possível:
- Aquisição de material de construção e reforma,
- Recarga de cartucho e tonner,
- Materiais de higiene;
- Alimentação;
- Ingressos;
- Premiações;
- Reforço Escolar
- Formação para o professor.
Seguem alguns exemplos:
Objetivo: Elevar o desempenhoacadê mico dos alunos
Estratégia: Concentrar esforços nas disciplinas e séries críticasAumentar a taxa de aprovação nas disciplinas e séries críticas
Ação 2 - Adquirir jogos pedagógicos e lúdicos
Quantidade de kits: 35
Descrição: Adquirir jogos pedagógicos para apoio às aulas de matemática(cubos de encaixe das frações, dominós, demonstração do teorema de Pitágoras,sólidos em espuma, conjunto de 100 cubos de 2 cm, conjunto de cubos de encaixedas decimais, conjunto de modelos algébricos, planificação de formasgeométricas transparentes, conjunto de 50 prismas) – 3 de cada; para serutilizados com as turmas do EF.
Valor por Kit (unitário): 14,00
Natureza da despesa: Custeio
Total: 490,00
Lembramos que os Orientadores de Gestão estão aptos a ajudá-los. Favorcontatá- los.
É muito importante que a correção na Parcela Complementar seja realizadacom brevidade e reenviada ao Comitê Estadual para analise, aprovação e envio aoMec para validação.
Caso tenham quaisquer dúvidas, entre em contato conosco.
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