terça-feira, 10 de agosto de 2010

PARCELA COMPLEMENTAR

O MEC está organizando uma força tarefa para análise da ParcelaComplementar . O período de realização será de 23 a 3 de setembro, então quantosmais planos enviarmos até esta data, melhor.

Precisamos de uma mobilização intensa dasescolas a fim de que enviem suas propostas de usos da parcela complementar omais rápido possível, pois as propostas aprovadas pelo MEC, serão imediatamenteencami nhadas para pagamento e executadas, caso não haja pendências junto aoFNDE.

Observamos que muitos dos planos que têm sido encaminhados para o Comitê,apresentam situações indevidas.

Solicitamos que revisem os planos de cada umade suas escolas , mesmo daquelas que jános enviaram e caso detectem algum erro, solicitem a devolução do plano para aescola.

Elaboramos um parecer único, baseado nas observações feitas namaioria dos planos já analisados e temos enviado às escolas sempre quedetectamos um erro; cremos que , ao lê-lo,vocês e as escolas poderãoanalisá -los e corrigi-los, antes de nos reenviar. As informações contidas nele são simples eespecíficas, como as que já foram passadas na reunião. Segue o parecer para quetenham conhecimento e já corrijam os planos que detectarem como equivocados, isso vai nos poupar tempo e energia.


Prezado Diretor e Equipe,

Estamos devolvendo a ParcelaComplementar para adequações, conforme orientações abaixo:

As aquisições, na descrição, devem estar coerentes com o objetivo,estraté gia, meta e ação.

Na descrição devem constar todas as informações detalhadas para que oavaliador, não tenha dúvida quanto à finalidade da aquisição, então éfundamental que haja a especificação dos itens em tipo, quantidade e a queturmas ou alunos serão destinados.

A descrição bem detalhada facilita a análise e aprovação.

Atenção aos seguintes pontos:


É possível:


- uso de até 50% do recurso de custeio co transporte ( especificar local,objetivo, turmas e nº de alunos)


- aquisição de equipamentos (copiadora, data show, impressora,ventilad or, computador, filmadora) desde que esteja coerente com a meta e açãoe informado o fim pedagógico daaquisição e não tenha sido adquirido com recurso da 1ª parcela do PDE e de queseja para uso na sala de leitura ou biblioteca.

- Aquisição de periódicos, desde que seja especificado o nome, tempo deassinatura.


- aquisição de KITs, desde que seja discriminado material e a atividadepedagó gica a ser desenvolvida.


- Papel ofício: desde que esteja coerente com a meta e ação einformado o fim pedagógico da aquisição


- Confecção de apostilas: desde que esteja coerente com a meta e ação einformado o fim pedagógico da aquisição,além de nº de cópias.


Não é possível:

- Aquisição de material de construção e reforma,

- Recarga de cartucho e tonner,


- Materiais de higiene;


- Alimentação;

- Ingressos;


- Premiações;


- Reforço Escolar

- Formação para o professor.


Seguem alguns exemplos:



Objetivo: Elevar o desempenhoacadê mico dos alunos


Estratégia: Concentrar esforços nas disciplinas e séries críticasAumentar a taxa de aprovação nas disciplinas e séries críticas


Ação 2 - Adquirir jogos pedagógicos e lúdicos


Quantidade de kits: 35

Descrição: Adquirir jogos pedagógicos para apoio às aulas de matemática(cubos de encaixe das frações, dominós, demonstração do teorema de Pitágoras,sólidos em espuma, conjunto de 100 cubos de 2 cm, conjunto de cubos de encaixedas decimais, conjunto de modelos algébricos, planificação de formasgeométricas transparentes, conjunto de 50 prismas) – 3 de cada; para serutilizados com as turmas do EF.

Valor por Kit (unitário): 14,00

Natureza da despesa: Custeio

Total: 490,00

Lembramos que os Orientadores de Gestão estão aptos a ajudá-los. Favorcontatá- los.


É muito importante que a correção na Parcela Complementar seja realizadacom brevidade e reenviada ao Comitê Estadual para analise, aprovação e envio aoMec para validação.

Caso tenham quaisquer dúvidas, entre em contato conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário