quinta-feira, 22 de julho de 2010

CONFERÊNCIA DO DIA 22 DE JULHO

A INFLUÊNCIA DA AVALIAÇÃO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Em Portugal, para se ingressar na carreira de professor tem que ter mestrado.
Existem diferentes grupos de pais de alunos.
Conjuntos diferenciados de professores.
Construir consensos, fica difícil devido às diferenças.
A Educação é um espaço de valor.
O ensino privado impõe.
O ensino público é o lugar de direito às diferenças.
O Contrato Educacional tem que ter uma continuidade através de uma política educacional.
Fatores que interferem na aprendizagem: Técnicos e Científicos / Avaliação.
Trabalhar apenas as disciplinas essenciais???
Currículo Nacional???
PCN - competências mínimas.
Avaliação é um instrumento de controle sob a ação das escolas e dos professores.
Conservadores / Liberais
Induz efeitos de competitividade.
Emergência da Avaliocracia. Não sendo nova a questão da contribuição da avaliação para a decisão política, esta relação ressurge revogada nas últimas décadas. No debate público tornam-se assíduas as questões da qualidade educacional e as consequências do comparativismo internacional baseado em indicadores.

Avaliação dos Alunos
Avaliação dos Professores
Avaliação da Escola

Avaliação dos professores em relação à base dos alunos?
Pagamentos na base de mérito?
Os professores tem uma importância decisiva na base dos alunos , mas não é o principal fator explicativo do processo do aluno.
Relação simplista desprofissionaliza os professores
Um professor intelectual tem uma relação crítica em relação ao mundo.
A parte do conhecimento que os conservadores apoiaram foi a Didática.
Avaliação externa das escolas.
Os professores são chamados a produzir evidências daquilo que é feito.
É com base nos dados que o governo monta estratégias.
Um Olhar sob a Educação.
Há um interesse de que a educação se transforme em um bem privado com a lei da oferta e da procura.
O paradoxo do ensino superior em relação à autonomia.
Está retirando-se a capacidade nacional do ensino superior.
As influências da avaliação sobre o ensino / aprendizagem podem ser muito distintas e contaditórias , dependendo da modalidade ou modalidades de avaliações praticadas.
Os professores não podem viver sozinhos, tem que compartilhar suas angústias educacionais com os demais.
Que formas de avaliação podem favorecer um compromisso maior com a aprendizagem e ao mesmo tempo, dignificar mais o professor como profissional.
Profissionalismo docente e avaliação.
Saber especializado.
Autonomia profissional.
Proponho:
*O retorno da avaliação formativa como prática emancipatória.
*Repor a confiança social na escola e a dignidade e valorização do professor.

Almerindo Afonso ( Portugal)

QUAL A TUA OBRA? INQUIETAÇÕES PROPOSITIVAS SOBRE GESTÃO, LIDERANÇA E ÉTICA

Qual é a nossa obra?
E o futuro?
Os alunos de hoje não são mais o mesmo, sendo assim, não podemos ministrar aulas do mesmo jeito.
Nossa obra é o futuro.
Cada 100 docentes o Brasil, 93 são mulheres, a maioria com dupla jornada e os afazeres de casa. Mulheres engravidam. Quem substitui a licença da gestante?
Precisa coragem para que a obra pedagógica seja honrada.
Coragem não é ausência de medo é a capacidade de enfrentar o medo. Uma pessoa que não tem medo é inconsequente. Medo é diferente de pânico. O pânico te deixa mobilizado. O medo você enfrenta. O pânico é irracional.
Não nascemos prontos...
Audácia é diferente de aventura, pois é iniciativa.
Ser audacioso é colocar a coragem em ação.
Falar com Deus é a área de psicologia. Deus falando com você é a área da psiquiatria.
Professores novos, afastem-se de professores velhos, aproximem-se de profesores idosos que sabem que não estão prontos. Os professores velhos tem obra medíocre.
O pessimista é um desistente.
Só se participa de uma jornada quando sabe que precisa de conhecimentos para acrescentar à sua obra do futuro.
A pergunta é sinal de inteligência.
A sabedoria está operada na humildade.
Só será um bom ensinante quem for um bom aprendente.
A escola é o conhecimento.
Ter esperança é ir atrás e não desistir.
Viver em paz para morrer em paz.
Se você não existisse, que falta faria?
Gente muito grande sabe que é pequena, cresce. Gente muito pequena, sabe que é grande e deixa de crescer.
A vida é muito curta para ser pequena.
A rotina não pode virar monotonia.
Conheço muitos que não puderam quando deviam, porque não quiseram quando podiam.
A tragédia não é quando um homem morre. A tragédia é aquilo que morre dentro do homem quando ele está vivo.
Mario Sergio Cortella (SP)

PROFESSORES COMPETENTES E A ESCOLA DE QUALIDADE

Evidentemente.
Em educação tudo que é evidente...mente!
Contracorrente do que se diz , do que se pensa e muito penso.
Na educação refletimos pouco.
Tudo o que vivemos hoje é um produto da evolução pedagógica ( escola nova) século XX.
O que falta à criança na sociedade e na família?
Uma escola que não faz o mesmo que a sociedade, mas o que não tem na sociedade.
Princípio do século XXI.
Educação nova.
Como se definem os professores competentes no princípio do século XX.
1º- criança no centro das preocupações sociais ( tem comportamento próprio).
2º- escola ativa
3º- autonomia dos educandos ( questão central da educação)
4º- educação integral.

A criança se educa de vários pontos de vista( emocional, físico, afetivo, psicomotor, intelectual)
Não é uma mera transmissão do conhecimento.
Patrimônio pedagógico do século XX.
Identidade dos professores.
Nova Revolução
4 deslocamentos
De uma sociedade rural para uma sociedade urbana.
Aora é preciso criar primeiro as condições para que a escola possa funcionar. Todos na escola.
"Há alunos administrativamente inscritos na escola mas que nunca nela entraram..."
É difícil fazer escola em sociedade que não acreditam no progresso. Mobilidade Social.
E o futuro da sociedade???
A nova educação
Criança no centro . A criança atualmente está no centro de tudo, é preciso que coloquem o conhecimento no centro.
Inclusão - se não houver aprendizagem não há a pedagogia, serve para que as crianças trabalhem mais e melhor.
Ensinar os que não querem aprender.
Batalhar pela aprendizagem de todos.
A escola é feita para diferenciar e não para excluir , no sentido de inserir alguns e excluir outros.
Escola ativa para escola reflexiva.
Passar do jogo ao trabalho.
"O difícil é conduzir os homens a agradarem-se no fim, com aquilo que no princípio não lhes agradava nada". (Alain)
Missão: conseguir que no fim as crianças gostem do que no início não gostava e adquiram o conhecimento da cultura.
Instaurar uma escola reflexiva com uma ideia de educação.
Autonomia dos educados: diálogo / diversidade
Diversidade: está no coração da profissão do professor.

"A autoridade que exercemos sobre a criança tem por fim ,conduzi-la à liberdade."(Kant)
" O diálogo não é sobre tudo, é sobre nada."(Appadurai)
Instaurar regras do diálogo e da diversidade nas escolas.
Educação Integral= espaço público da educação.
A escola o que é da escola. A sociedade o que é da sociedade. Contra o transbordamento da escola. Parece que as reformas servem para por em cima dos ombros dos professores o que se retira dos ombros dos alunos e das famílias.
Escola de qualidade hoje; Conhecimento no centro; Escolas reflexivas; Diálogo , diversidade; Espaço público da educação.
A revolução da educação será através do regresso ds professores.
Nada substitui um bom professor.
As tecnologias são poderosas , aliadas ao desenvolvimento da educação, mas só investindo nos professores que chegarem à uma educação de qualidade.
Um contrato que permita atrair os melhores para a profissão.
Ser professor é hoje muito mais complexo do que no passado, mas é muito mais apaixonante.
É a mais impossível de todas as profissões.
António Nóvoa (Portugal)

A ARTE DE CONVIVER E DO APRENDER: " O CAMINHO DO CONHECIMENTO".

DNA
Como é que vocês está lidando com você mesmo?
Epigenética- capacidade de adaptação.
"O melhor resultado é o que cada um faz o melhor para si".
Teoria dos jogos da vida.
Fazer o que é melhor para todos.
O grande desafio é o de estimular experiências e não preconceitos.
O adulto vai tornando-se prisioneiro de seus hábitos.
Não tente ser feliz, seja.
Não existe erros, só existe resultados.
Crie novas atitudes para criar novas ralidades.
Aprendizado / Conhecimento
Estímlos sensoriais, informações, exercícios, etc...
Aprendizado consciente
Necessidade do aprendizado: sustentabilidade e realidade.
A magia de compreender o outro.
Ser feliz ou ter razão?
Bom mesmo é ir à luta com determinação e viver com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence àqueles que tem fé.
Eduardo Shinyashiki (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário