quarta-feira, 21 de julho de 2010

7ª JORNADA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- DIA 21 DE JULHO

COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A CAPACIDADE DE MOBILIZAÇÃO, ARTICULAÇÃO E EXECUÇÃO

Colocar em ação novas habilidades, valores...
Saber SER em um mundo capitalista que valoriza o saber TER.
O amador ele precisa de orientações e auxílios constantes de como fazer.
O profissional tem um grau maior de atuonomia.
Autonomia em relação ao objeto do saber, o que não ocorria há 30 anos atrás, onde o trabalhador recebia ordens.
As tarefas e as situações do trabalho estão se alterando cada vez mais.
Formação de cidadãos autônomos, críticos que tenham condições de julgar, analisar, executar, com o perfil profissional do curso que está realizando.
Competências garantidas pela educação básica.
Conhecimento tecnológico e científico cada vez mais...
No Brasil temos mais de 10% de analfabetos e 50% de analfabetos funcionais.
A ignorância popular é a mãe de todo poder.
Sociedade bem informada , mas de ignorantes ,por não saber o que fazer com as informações.
É essencial a aprendizagem permanente.
Zelo pela aprendizagem dos alunos.
No conhecimento não basta ter informações, tem que estar na ação.Quem souber,faz.
O papel do professor é o de conduzir o aluno a aprender.
O 1º passo para aprender a aprender é APRENDER.
O ser humano tem que gerar o próprio conhecimento.
O conhecimento é operativo.
Migrar de escola auditório para escola laboratório.
A escola não é uma linha de montagem.
Clareza do PPP da escla ( missão).
Metodologias diversificadas.
Reflexão: Qual é a minha contribuição para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar.
Francisco Aparecido Cordão

PELO (RE)ENCANTAMENTO DA ESCOLA: ADMIRAÇÃO, CONFIANÇA E PRAZER NA APRENDIZAGEM

Os professores ensinam os alunos a escutar.
Falar não é a mesma coisa que dizer.
Ver é muito mais que olhar.
Como eu posso tentar mostrar uma pedagogia? ( aprender a aprender).
Virtudes e Valores ( trabalhar sempre na última aula do mês).
Separação dos grupos em sala de aula. Missão: Fazê-los pensar
É na escola que se pensa.
A alma da escola é a aula que se dá, contendo: conteúdo; inteligência ; competência; métodos e avaliação.
A direção que trabalha a aula.
Nova metodologia de sensibilidade.

Tenha cuidado com os sapatos novos
É danado para dar bolhas
Nada melhor que sapatos velhos
Suportar a dor, não.
Aprender a usá-los
Fazer do sapato novo, o velho
As coisas que aprendemos são como os sapatos novos que compramos.

Questionamento: Quanto vale um professor?

Celso Antunes

TRANSTORNO ESPECÍFICO DE APRENDIZAGEM E TRANSTORNOS DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

Falar a mesma língua é essencial.
"É possível que todos aprendam, mas ainda não sabemos como ensinar a todos".
o cérebro representa um ponto indispensável, porém não é o único meio para a prendizagem.
Dificuldades ecolares = iceberg
Discalculia = transtornos de cálculos matemáticos.

Marcelo Gomes

METODOLOGIA X TECNOLOGIA: QUESTIONAMENTOS
E INOVAÇÕES PARA UMA NOVA ESCOLA

Motivar...
Aluno imagético ( por imagens)
Trabalhar com imagens, músicas, sons, integrando mídias.
Pedagogia de Projetos.
O aluno aprende do simples para o complexo.
O conhecimento se dá na forma de rede.
Conhecimento: Tecendo a rede.
O aluno não extrai , ele abastece.
Uma forma de usar o novo como novo
Mudar é fácil??? Medo de mudar...
A mudança faz o sujeito sair da "zona de confronto" e romper barreiras.
As crenças formam o modelo mental.
Nilbo Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário