domingo, 11 de julho de 2010

MAIS EDUCAÇÃO

Apresentação
O esporte, como expressão de cultura, é um fator de desenvolvimento humano, portanto, a educação não pode prescindir dessa produção humana representada pelas atividades de esporte e de lazer, especialmente pelo caráter lúdico e pela atração e fascínio que exerce sobre crianças e adolescentes.

Nesse sentido O Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Educação, na perspectiva do Programa Mais Educação, pretende ampliar o Programa Segundo Tempo para promover a universalização do acesso ao esporte, tendo como foco de intervenção a Educação Básica.

Com isso busca-se a participação de todos, sem nenhum tipo de discriminação, tendo em vista o fortalecimento de hábitos e valores que incrementem a formação da cidadania. Esse programa de universalização da prática esportiva para as crianças, adolescentes e jovens da Educação Básica, das redes municipal e estadual, visa romper o afunilamento do sistema nacional de esporte, geralmente, direcionado a um único objetivo a formação de atletas de alto rendimento.

Esperamos multiplicar o número de praticantes que buscam na participação esportiva, contínua e sistemática, a satisfação e o gosto de interesses pessoais, de necessidades lúdicas e de formação e manutenção de hábitos salutares promotores de qualidade de vida.
Apresentação
O esporte, como expressão de cultura, é um fator de desenvolvimento humano, portanto, a educação não pode prescindir dessa produção humana representada pelas atividades de esporte e de lazer, especialmente pelo caráter lúdico e pela atração e fascínio que exerce sobre crianças e adolescentes.

Nesse sentido O Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Educação, na perspectiva do Programa Mais Educação, pretende ampliar o Programa Segundo Tempo para promover a universalização do acesso ao esporte, tendo como foco de intervenção a Educação Básica.

Com isso busca-se a participação de todos, sem nenhum tipo de discriminação, tendo em vista o fortalecimento de hábitos e valores que incrementem a formação da cidadania. Esse programa de universalização da prática esportiva para as crianças, adolescentes e jovens da Educação Básica, das redes municipal e estadual, visa romper o afunilamento do sistema nacional de esporte, geralmente, direcionado a um único objetivo a formação de atletas de alto rendimento.

Esperamos multiplicar o número de praticantes que buscam na participação esportiva, contínua e sistemática, a satisfação e o gosto de interesses pessoais, de necessidades lúdicas e de formação e manutenção de hábitos salutares promotores de qualidade de vida.

Objetivos
Geral:
• Universalizar o acesso à prática esportiva a todos os alunos das Escolas Públicas da Educação Básica, oriundos das redes municipal e estadual, iniciando o atendimento com as escolas que participam do Programa Mais Educação.
Específicos:
• Eliminar a discriminação por condições físicas, sociais, de raça, de cor ou de qualquer natureza que limitem o acesso à prática esportiva;
• Oferecer aos alunos conhecimentos da prática esportiva nas dimensões lúdica e inclusiva;
• Ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola;
• Fortalecer hábitos e valores que incrementem a formação da cidadania dos alunos;
• Ampliar o conhecimento dos alunos sobre a prática esportiva e suas relações com a cultura, educação, saúde e vida ativa;
• Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica.
• Metas
• O Programa deverá atender progressivamente todos os alunos matriculados na rede pública das escolas da Educação Básica e capacitar os professores e monitores envolvidos. Inicialmente, estima-se a implantação em todas as escolas que optarem pelo macro campo Esporte e Lazer no Programa Mais Educação, no limite de 5.000 escolas para o ano de 2010.
• Estrutura de Funcionamento
• O Programa, fruto da parceria entre o Ministério do Esporte e o Ministério da Educação, será desenvolvido por meio da adesão voluntária das escolas públicas da Educação Básica. A escola que optar pelo Macro Campo Esporte e Lazer e Atividade Programa Segundo Tempo, ao ingressar no Mais Educação, assumirá automaticamente o compromisso de desenvolver o Esporte de acordo com as Diretrizes do Programa Segundo Tempo, ou seja, as atividades deverão estar em consonância com a Proposta Pedagógica do PST, sendo caracterizada como uma proposta inclusiva e emancipadora, tendo como pressuposto básico o Esporte Educacional.

Das 20 horas semanais destinadas à programação das atividades do contra-turno (envolvendo todos os macro-campos) 04 horas devem ser destinadas ao Programa Segundo Tempo, sendo desenvolvido em dois encontros de duas horas cada, por semana.

As atividades do Programa Segundo Tempo deverão ser desenvolvidas por profissional graduado na área de Educação Física com dedicação de, no mínimo, 20 horas semanais de trabalho. Esse profissional será contratado exclusivamente para essa função, com proventos específicos para tal. Contudo, salienta-se que a proposta a ser trabalhada deverá respeitar os pressupostos e a Proposta Básica da escola na qual está inserido.
É responsabilidade do Ministério do Esporte e do Ministério da Educação o repasse de materiais esportivos específicos aos trabalhos a serem desenvolvidos.

As escolas conveniadas devem viabilizar espaços esportivos próprios ou de terceiros para o desenvolvimento das atividades. É responsabilidade da escola, ainda, a seleção e contratação de Professor (es) para trabalhar 20 horas semanais. O quantitativo de profissionais depende do número de alunos.

As unidades de funcionamento do Programa Segundo Tempo são os Núcleos de Esporte Educacional que serão criados sob responsabilidade de cada escola. O Núcleo de Esporte será a instância responsável pela organização da prática esportiva. As modalidades serão definidas pela escola, considerando os interesses dos alunos e duas possibilidades básicas: a) para os beneficiados de 1ª a 7ª série tem-se a obrigatoriedade da participação em três (03) modalidades no mínimo, sendo duas (02) de esporte coletivo e uma (01) de esporte individual. A partir da 8ª série os beneficiados poderão optar por uma ou mais modalidades para a sua participação.

Em caso de disponibilidade de estrutura física comprovada a escola poderá pleitear a quantidade de núcleos que puder comportar. Ressalta-se que para cada núcleo de 150 alunos terá sempre a possibilidade de contratação de um professor. A função deste professor é planejar, desenvolver e avaliar as ações relacionadas ao Esporte Educacional de acordo com a proposta básica do Programa Segundo Tempo (PST/SNEED/2009). O Programa Segundo Tempo está baseado em pressupostos teóricos de aprendizagem e desenvolvimento motor, psicologia do esporte, fisiologia esportiva, iniciação esportiva e metodologia do ensino, os quais enfatizam a necessidade de proporcionar aos iniciantes das práticas esportivas uma amplitude considerável de experiências motoras, antes de uma especialidade.

A proposta é que as atividades sejam oferecidas a todos os alunos interessados em participar e para motivá-los é importante que as modalidades escolhidas sejam atrativas e acessíveis. Além disso, como o objetivo é ampliar o conhecimento acerca do esporte, propõe-se que haja uma diversificação anual das modalidades oferecidas pela escola, de forma que o aluno possa ter uma vivência plural, ou seja, participe de várias modalidades esportivas. Essa alternância é importante também para que não se busque a especialização em uma modalidade, o que muitas vezes é demandado pelas próprias crianças, adolescentes ou jovens. O objetivo do PST é garantir a oportunidade aos alunos de praticar atividades esportivas variadas conhecendo ao máximo as suas possibilidades.

A prática esportiva deve ser estimulada por meio da organização de festivais esportivos, contemplando os vários ciclos de conhecimento e vivência dos alunos sobre as modalidades. A escola poderá organizar festivais internos e participar de festivais intermunicipais ou regionais organizadas pelos municípios, ou associações de municípios. Essas atividades deverão integrar-se a outras ações semelhantes que a escola oferece, sendo entendidas como mais uma oportunidade de interação dos alunos.
• Formação Continuada e em Serviço
• A SNEED/ME possui a rede do Programa Segundo Tempo (PST) com as Equipes Colaboradoras, que atende ao programa em todas as regiões nacionais. As Equipes Colaboradoras tem a função de acompanhar pedagogicamente e administrativamente os convênios do PST. Dentro das funções das Equipes Colaboradoras está a construção e desenvolvimento da proposta pedagógica do programa.

Dessa forma, em parceria com o Ministério do Esporte, Ministério da Educação, Secretarias Estaduais e Municipais de educação e de esporte, Universidades Públicas e outras instituições voltadas para este fim, as Equipes Colaboradoras, responsáveis pela formação continuada dos atores do Programa Segundo Tempo, assumem a responsabilidade de também trabalhar a proposta do PST junto aos Professores que estarão vinculados ao Programa Segundo Tempo no Mais Educação.

Esse processo acontece anualmente e poderá ser desenvolvido de várias formas como: forma presencial, por meio do Ensino à Distância (EAD) ou ainda pela modalidade tele-presencial. Essas formas de desenvolvimento de capacitações já fazem parte das experiências das ações da SNEED/ME e serão utilizadas de acordo com as necessidades e possibilidades das localidades em que se encontram inseridos os núcleos do Programa Segundo Tempo no Mais Educação.
Princípios Metodológicos
O PST no Programa Mais Educação, seguindo a proposta original do PST que está baseada numa abordagem educativa voltada à universalização da cultura esportiva, será orientada pelos seguintes princípios metodológicos:

A seleção do conteúdo de cada atividade deve emergir do conhecimento da cultura corporal universal;
1. Os conteúdos devem ser ligados de forma indissociável a sua significação humana e social;
2. Os conteúdos do esporte devem permitir a compreensão dos determinantes sócio-históricos do aluno, particularmente de sua condição de classe social;
3. O conhecimento da prática esportiva deve informar ao aluno sobre os acontecimentos nacionais e internacionais atualizados, bem como sobre o avanço da ciência e da técnica;
4. A prática esportiva deve propiciar a ampliação do acervo da cultura corporal das crianças e adolescentes e manter a ludicidade como traço essencial.
Avaliação
O processo de avaliação deve ser constante por todos os atores que participantes, ou seja, a escola, o professor, os alunos e a comunidade. Essa se caracteriza pelo que denominamos de avaliação interna. A proposta a ser apresentada deve contemplar formas e procedimentos a serem utilizados nesse processo de avaliação interna idealizado.
É imprescindível dentro das propostas a serem apresentadas, que se coloquem aspectos que valorizem a perspectiva crítico emancipadora do grupo, da mesma forma que possibilitem avanços para as ações e procedimentos.
Nesse sentido, sugere-se que sejam considerados:
Pela Escola
• Preferencialmente pela observação direta, a escola, representada por um professor nomeado para essa tarefa, deve avaliar;
• Número de alunos e freqüência;
• Atuação dos professores;
• Motivação e participação dos alunos;
• Qualidade das instalações e materiais disponibilizados;
• Objetivos gerais e específicos do Programa;
• Resultados alcançados.

Pelo Professor do PST
• Avaliação dos espaços físicos disponíveis para as aulas;
• Avaliação dos materiais e condições que foram adaptadas para a realização das aulas;
• Levantamento estatístico sobre: freqüência dos alunos, número de alunos atendidos, resultado do desempenho dos alunos no Programa;
• Aspectos específicos das modalidades realizadas;
• Proposta Pedagógica desenvolvida;
• Resultados alcançados.

Pelos Alunos Participantes
• Descrição e avaliação dos espaços físicos onde as aulas foram realizadas;
• Descrição e avaliação dos materiais e ou adaptações que foram realizados para viabilizar as aulas;
• Descrição e avaliação pessoal dos melhores momentos das aulas;
• Grau de satisfação pela participação no Programa.

Avaliação Externa do Programa
O Ministério do Esporte e o Ministério da Educação serão responsáveis pela elaboração da metodologia do processo de avaliação do Programa em nível local e nacional e pela determinação dos instrumentos.
Para a avaliação do programa serão considerados relevantes:
• O grau de universalização da prática esportiva atingido pela escola. Em número e freqüência de alunos e total de aulas realizadas;
• A diminuição de manifestações de discriminação por condições físicas, sociais, de raça, de cor ou de outra natureza, tanto entre professores e alunos, como entre os alunos;
• A adequação da metodologia utilizada para oferecer aos alunos o conhecimento da prática esportiva de forma lúdica, tanto na ótica do professor como na dos alunos;
• O grau de ampliação do tempo de permanência dos alunos na escola, considerando a prática esportiva como complemento da formação;
• Os reflexos do desenvolvimento do Programa no desempenho dos alunos;
Para o processo de avaliação serão convocadas as Equipes Colaboradoras da SNEED/ME, para acompanhar e avaliar todo o processo desenvolvido. Para tanto, as Equipes se servirão das análises das propostas pedagógicas elaboradas pelos proponentes, assim como de visitas in loco para verificação dos atendimentos e procedimentos utilizados no desenvolvimento das ações.
Fonte: Internet

CONTRIBUIÇÃO / OGS NORTE FLU 2 - MACAÉ

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