sábado, 17 de julho de 2010

OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Escolas recebem envelopes para as Comissões Julgadoras Escolares

As atividades da Olimpíada na sala de aula estão chegando ao fim. Agora, na volta das férias, os trabalhos precisam ser concluídos e uma comissão julgadora da própria escola irá escolher os textos que a representarão na etapa municipal. Até a primeira semana de agosto, todas as escolas participantes deverão ter recebido envelopes com os materiais oficiais para a escrita dos textos selecionados e o envio às Comissões Julgadoras Municipais.
A escola dever eleger o melhor texto em cada gênero textual trabalhado por seus alunos e enviá-los para a Comissão Julgadora Municipal até o dia 16 de agosto. Para qualquer dúvida, o Cenpec disponibilizou uma central de atendimento: 0800 7719310. Também é possível enviar mensagens para escrevendofuturo@cenpec.org.br .
Para facilitar a vida de professores e diretores, a Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro apresenta algumas dicas sobre a formação dessa comissão na escola e os critérios de referência para a escolha do melhor ou dos melhores textos a serem enviados para a etapa municipal.
O diretor coordena
Todo o processo para a formação da Comissão Julgadora Escolar deve ser coordenado pelo diretor da escola. Durante o primeiro semestre, os professores realizaram oficinas com os alunos do 5º ano (4ª série) do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio com base nas orientações das publicações da Olimpíada. Todo esse trabalho deve ser prestigiado e os textos produzidos por todos os alunos merecem ser divulgados e conhecidos. Precisam ter leitores. Por isso, antes de fazer a seleção e enviar os textos escolhidos à Comissão Julgadora Municipal, organize um evento. Os textos podem ser expostos em murais, colocados em blogs na internet, ou serem lidos em saraus literários com a participação das famílias, dos colegas e dos amigos.
Materiais enviados
A escola recebe doze folhas oficiais onde os textos escolhidos devem ser transcritos. São três folhas para cada categoria: poema, memórias literárias, crônica e artigo de opinião. (Lembrando que cada texto deve ocupar apenas uma folha oficial - frente e verso). A escola também recebe um envelope oficial para envio dos textos selecionados à Comissão Julgadora Municipal.
A Comissão Julgadora Escolar: de que jeito compor e como realizar?
É na sala de aula que professor e seus alunos escolhem quais textos devem enviar à direção da escola, que é responsável pela constituição da Comissão Julgadora Escolar. Essa comissão deve ser formada seguindo as orientações do item 4.1 do Regulamento da Olimpíada, disponível para consulta no endereço eletrônico: www.olimpiada.cenpec.org.br.
Ela deve ter de três a cinco avaliadores, entre professores de língua portuguesa, representantes dos pais de alunos e representantes da comunidade reconhecidos pelo domínio da língua. Nenhum professor inscrito ou pessoa que tenha vínculo familiar, de parentesco, de amizade ou convivência com os alunos participantes nessa fase da seleção poderá ser membro da Comissão Julgadora Escolar. E não se esqueça que cada escola poderá enviar para a etapa municipal apenas um texto por categoria.
Como organizar os textos selecionados pela Comissão Julgadora Escolar?
O aluno autor do texto selecionado pela Comissão Julgadora Escolar passará a limpo, à tinta, sua produção em uma única folha oficial da Olimpíada, de acordo com a categoria em que está participando (pode ser só frente ou frente e verso). O recomendado pela organização da Olimpíada é fazer isso com caneta preta. Não se esqueça que não deve haver rasuras ou qualquer tipo de anotação na folha oficial. Para evitar qualquer problema, foram enviadas três folhas para cada categoria, já que não é permitido tirar fotocópias da folha oficial de textos. Caso seja necessária outra folha, é possível imprimi-la acessando a página www.olimpiada.cenpec.org.br. Folhas oficiais não utilizadas também podem ser cedidas a outras escolas.
Como enviar os textos selecionados para a Comissão Julgadora Municipal?
Os textos selecionados devem ser colocados no envelope verde e encaminhados da seguinte forma:
• Escola da rede municipal: para a Secretaria Municipal de Educação, aos cuidados do responsável pela Olimpíada no município.
• Escola da rede estadual ou federal: para a Secretaria Municipal de Educação. Caso a Secretaria Municipal não tenha feito a adesão à Olimpíada, o texto deve ser enviado para o Órgão Regional de Ensino que abrange as escolas estaduais do município.
O nome do responsável pela Olimpíada no município e o endereço para o qual devem ser enviados os textos da escola podem ser obtidos no site www.olimpiada.cenpec.org.br ou pelo telefone 0800 7719310.
Conheça os critérios que estão nos Cadernos do Professor e deverão ser utilizados pela Comissão Julgadora Escolar na seleção de textos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário